Instituto Boa Esperança abraça a causa da campanha ‘Setembro Amarelo’

O intuito é promover a conscientização sobre a prevenção ao suicídio, compartilhando informações e orientações importantes para toda a sociedade

Por Boa Esperança - Publicado em 08/09/2021

O ‘Setembro Amarelo’ é uma campanha realizada anualmente, cujo principal objetivo é prevenir e diminuir os índices de suicídio, a partir da conscientização de todos a respeito do tema. A iniciativa marca o mês em que é celebrado – oficialmente no dia 10 setembro – o ‘Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio’.


Sabendo da importância e relevância desta campanha, o Instituto Boa Esperança abraça essa causa promovendo ações de conscientização sobre o tema. Isso porque sempre apoiar quem mais precisa faz parte do lema da nossa instituição, que tem investido esforços a fim de oferecer apoio e acolhimento à pessoas em situação de vulnerabilidade social.


Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, por ano são registrados aproximadamente um milhão de casos de óbitos por suicídio em todo o mundo. No Brasil, os casos passam de 13 mil ao ano, sendo a maioria entre os jovens. Esses dados alarmantes estão diretamente relacionados à transtornos mentais como depressão e ansiedade, além do abuso de substâncias como álcool e drogas.


É importante ressaltar que essa triste realidade pode e deve ser evitada, mas para isso devemos passar as informações corretamente e de forma responsável para a sociedade. E é de interesse do Instituto Boa Esperança conscientizar toda a população, compartilhando instruções e orientações acerca dos sinais a serem observados, como proceder com pessoas que estão enfrentando esse tipo de situação e sobre quais serviços e profissionais especializados essas pessoas podem recorrer.


Se você está passando por um momento difícil e perceber que não consegue lidar com suas angústias sozinho, busque ajuda. O apoio profissional pode ser muito importante para superar uma fase difícil ou receber o diagnóstico correto para um tratamento efetivo. Por mais complicada que seja a situação, há sempre uma saída.


Se preferir, entre em contato com o CVV – Centro de Valorização da Vida, que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, através do número 188 ou por chat no site www.cvv.org.br.